A coluna registrou o apelo para ajuda ao Rio Grande do Sul feito por Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, ao receber o prêmio Person of the Year 2024 da Câmara Americana de Comércio, em plena bolsa de Nova York (Nyse, na sigla em inglês).
Depois, recebeu a informação que foi constituído um fundo com meta de arrecadar R$ 20 milhões a partir de uma doação inicial de R$ 6 milhões feita por Birman em parceria com o Banco Master.
— O Rio Grande do Sul é extremamente importante para nós. Além de todo o ecossistema que produz e impulsiona o setor calçadista no Brasil, é também onde está a sede da Arezzo&Co e grande parte do nosso querido time. Me sinto honrado em ter a oportunidade de representar o Estado e ampliar a voz sobre a necessidade de um plano de ação urgente para a sua reconstrução. Não vou medir esforços para atuar de formar efetiva em um plano de ação urgente para a reconstrução do ecossistema calçadista gaúcho — prometeu Birman.
O empresário está envolvido no Movimento Próximos Passos RS, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com empresas como Vulcabras, Beira Rio, Grupo Dass, Ramarim, Piccadilly, Usaflex, entre outras.
O objetivo é arrecadar recursos para reconstrução de casas nas cidades onde as empresas atuam: Campo Bom, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Roca Sales, Rolante e Três Coroas.
Além da participação no movimento Próximos Passos RS, Arezzo&Co. atua em parceria com as autoridades locais e doou cerca de 2,4 mil kits de limpeza, higiene pessoal e cestas básicas, que incluem itens como absorventes e alimentos de consumo rápido, além de toalhas, colchões, mantas, travesseiros e água potável.
Para lojas franqueadas e multimarcas, adotou flexibilização do vencimento de títulos, e para os funcionários, antecipou recursos financeiros e deu auxílio direto aos colaboradores afetados, em parceria com a prefeitura de Campo Bom.
PARA LEMBRAR: na urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui.