Cerca de 300 líderes de grandes empresas e instituições se reuniram nesta terça-feira (14) no Lide Brazil Investment Forum 2024 no Harvard Club em Nova York.
O tema original girava em torno de novos negócios e formas de alavancar investimentos no Brasil, mas o apelo para ajuda na tragédia do Rio Grande do Sul dominou a abertura do encontro - como havia ocorrido na véspera, na bolsa de Nova York.
Os empresários ouviram o pedido de socorro e fizeram doações, conforme orientações dos órgãos oficias e da Defesa Civil do Estado. O governador Eduardo Leite, que havia chegado a confirmar presença, obviamente não conseguiu comparecer mas enviou mensagem em vídeo, descrita como "emocionante" por participantes.
Segundo Delton Batista, presidente do Lide no RS e em Santa Catarina, os líderes empresariais terão papel determinante na ajuda ao enfrentamento imediato das consequências da tragédia e, principalmente, na reconstrução da economia do Estado.
— O Lide, como plataforma global e multisetorial, estará ao lado dos gaúchos para potencializar esse grande movimento.
Entre os participantes, estavam o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, o CEO do BRB, Paulo Henrique Costa; o CEO da Arezzo&CO, Alexandre Birman; o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, e o presidente da Febraban, Isaac Sidney.