Responsável pela distribuição de gás natural no Rio Grande do Sul, a Sulgás procura ampliar o uso do combustível - que é considerado uma etapa de transição entre os fósseis líquidos e os elétricos. A empresa abre, na quarta-feira (17), o primeiro posto do Estado com bombas de GNV exclusivas para caminhões.
O ponto fica na BR-116, em Eldorado do Sul, em parceria com a rede Buffon. Segundo a Sulgás, em bombas especializadas, o abastecimento de veículos de grande porte ocorre até três vezes mais rápido, comparado às convencionais para veículos leves.
A inauguração é parte de um novo projeto da Sulgás, chamado Corredores Verdes, que projeta abertura de 12 postos de combustíveis com bombas de GNV exclusivas para caminhões.
— Com o Corredores Verdes, há aumento da eficiência do processo logístico. O motorista de caminhão movido a GNV consegue abastecer mais rápido e ter mais autonomia, contando com um combustível estratégico na transição energética — diz o CEO da Sulgás, Marcelo Leite.
Conforme a distribuidora, o uso de GNV na frota pesada diminui em 21% a emissão de CO² - um dos principais gases do efeito estufa - em relação ao diesel. Privatizada há dois anos, a Sulgás já investiu cerca de R$ 130 milhões no Estado. Até 2027, planeja aportar mais R$ 380 milhões.
*Colaborou João Pedro Cecchini