No final de dezembro de 2023, o consumo de todos os clientes da Sulgás é medido de forma remota. Os dados, em metros cúbicos de gás natural, são captados por um aparelho instalado no medidor e enviados diariamente ao sistema da companhia. Com isso, a empresa é a primeira distribuidora de gás do Brasil a operar com telemetria para 100% dos clientes.
Antes da conversão de todos os usuários para esse modelo, técnicos contratados pela Sulgás iam às residências, indústrias, lojas ou postos de combustíveis para inspecionar e medir o consumo de gás natural. Com a telemetria, os aparelhos coletam e enviam dados automaticamente via sistema, sem a necessidade da medição in loco.
Conforme a empresa, esse modelo dá mais segurança, privacidade e transparência aos clientes, já que não é necessária a entrada de técnicos nos prédios e nas residenciais. O próximo passo é garantir que o usuário tenha acesso ao consumo diário, via portal do cliente.
— Esse foi um passo importante para a Sulgás. A medição remota permite dar mais transparência aos clientes e mais eficiência à operação. O investimento em tecnologia é fundamental para que possamos avançar em todos os segmentos — afirma o CEO da empresa, Marcelo Leite.
A Sulgás já havia sido pioneira no início da aplicação na medição remota entre as companhias de gás natural no Brasil, ainda em 2010. De lá pra cá, a concessionária buscou um formato de telemetria que fosse eficiente em todos os segmentos. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a IGoal Tecnologia, de Porto Alegre, que criou um aparelho com todas as especificidades técnicas solicitadas pela concessionária.
Em 3 de janeiro de 2024, a Sulgás completa dois anos do processo de privatização. Nestes 24 meses, a empresa afirma que já foram investidos no Rio Grande Sul quase R$ 130 milhões, passando de 69 mil usuários para 90 mil usuários. Em 2023, completou 30 anos de atividades. A empresa tem atualmente 1,5 mil quilômetros de rede, e é responsável por mais de 300 empregos diretos e indiretos.
* Colaborou Mathias Boni