No ano em que comemora duas décadas, a Perfil Energia, consultora na gestão da aquisição de energia no mercado livre, projeta encerrar 2022 com crescimento na receita de 50% sobre o ano passado. Nos últimos dois anos, a empresa teve um aumento de 120% no número de clientes, o que resultou em um crescimento de 76% em receita no período.
Hoje, a companhia tem consumidores em 134 cidades de 15 estados brasileiros, sendo mais da metade no Rio Grande do Sul, principalmente indústrias, hospitais, instituições de ensino e companhias do agronegócio.
— Atendemos todas as necessidades desse mercado, com análise de laudos técnicos, estudo de eficiência energética e crédito de ICMS — pontua Cléo Diehl Moraes, fundador da Perfil Energia.
A Perfil Energia é "uma consultora 360º na gestão da aquisição de energia do mercado livre", que concede às organizações que fazem uso de fontes renováveis, mediante a contabilização da quantidade de gases de efeito estufa evitados pelo consumo de fontes alternativas de energia, a certificação Perfil Energia + Limpa, auditada pela empresa de gestão ambiental Ecovalor. Atualmente com 41 colaboradores, foi fundada e tem matriz em Caxias do Sul, além de uma filial em Joinville, Santa Catarina.
Conforme afirma Marcela Sperb Moraes, CEO da Perfil Energia, a pandemia contribuiu para descortinar a importância das empresas zelarem pela sustentabilidade financeira e ambiental de seus negócios, o que aumentou a demanda da companhia.
Um caso recente de sucesso apontado pela empresa vem de sua parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que deixou de emitir 1.225.924 toneladas de dióxido de carbono (CO2e) na natureza no último ano em decorrência da compra de energia no mercado livre com assessoria da Perfil. A instituição recebe energia de quatro fontes: pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, solar e eólica.
* Colaborou Mathias Boni