Pela primeira vez na história da Mercopar, o Projeto Comprador - uma das principais ferramentas de geração de negócios da feira - irá promover uma série de encontros temáticos em ambiente digital realizados antes do evento presencial, com o objetivo de antecipar o início dos contatos entre os participantes.
A programação tem início nesta próxima quinta-feira (21), com a realização da primeira das quatro rodadas, que irá reunir 25 empresas compradoras e 100 empresas vendedoras do setor metalmecânico de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A iniciativa, feita por meio do portal de negócios do Sebrae RS, também irá promover a conexão entre empresas que atuam na indústria da defesa (04/08), do plástico (01/09) e de energia (29/09). Em setembro, ainda está prevista uma agenda com empresas internacionais.
Os encontros presenciais do Projeto Comprador na Mercopar irão acontecer ao longo dos quatro dias da feira, em outubro: dias 18 e 19 (Indústria Metalmecânica), e 20 e 21 (Indústria Geral).
Criado em 1992 já na 1ª edição da Mercopar, o Projeto Comprador tem como principal objetivo oferecer oportunidades para pequenos negócios apresentarem seus produtos e serviços aos compradores das grandes empresas participantes da feira.
Em 2021, o projeto, realizado de forma híbrida durante os três dias de programação da Mercopar, registrou um crescimento de 55% no número de compradores em relação ao ano anterior, reunindo 174 empresas. Foram 3.143 reuniões, que geraram R$ 80,9 milhões em negócios.
O evento presencial completo da Mercopar ocorrerá entre os dias 18 e 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Será a 31ª edição da feira, que neste ano terá 32 mil metros quadrados de espaço para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios em segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Em 2021, a feira reuniu 346 expositores, e gerou cerca de R$ 224 milhões em negócios. O número representou crescimento de 75% em relação a 2020.
* Colaborou Mathias Boni