Quem passa pela Padre Cacique, na entrada da zona sul de Porto Alegre, já percebe: começa a surgir a nova pista da avenida cujo afunilamento era motivo de preocupação diante dos novos empreendimentos que estão surgindo na região.
Conforme Marcelo Guedes, vice-presidente de operações da Melnick, é uma das contrapartidas do Pontal, empreendimento da construtora em parceira com a SVBPar que inclui shopping, hotel, hub de saúde, centro de convenções e salas comerciais.
A outra é o parque público que ficará à beira do Guaíba, que também terá uma via pública. O objetivo da contrapartida é evitar congestionamentos, especialmente na frente do shopping, que aumenta o fluxo de trânsito para a região, justo em um ponto de afunilamento da Padre Cacique.
Na descrição de Guedes, a área extra na parte de fora do empreendimento é chamada de "pista de desaceleração", para permitir divisão do trânsito entre os veículos que simplesmente passam pelo local e os que entram no local. A faixa interna é chamada de "pista de contemplação", porque terá vista para o Guaíba, em meio ao parque público de 30 mil metros quadrados.
Com investimento estimado em cerca R$ 300 milhões, o empreendimento terá 114 mil metros quadrados de área construída. A previsão de conclusão é até junho próximo, portanto faltam apenas quatro meses.