Com inauguração prevista para meados de 2022, o Pontal Shopping está sendo construído com base no conceito de ESG, sigla em inglês de Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Corporativa, Ambiental e Social). À coluna, a SVB Par, que tomou a iniciativa do projeto, detalhou as medidas estão sendo implementadas no empreendimento.
Localizado na orla do Guaíba, na zona sul de Porto Alegre, o empreendimento já nasce com o selo Aqua-HQE, uma das principais certificações internacionais de construção sustentável. O selo chancela redução no consumo de água, energia e matérias-primas, além de menor emissão de gás carbônico.
Para atender a todas as determinações dos órgãos públicos, a empresa esperou 14 anos para tirar o projeto do papel e, nesse período, observou as tendências do mercado e as demandas dos clientes.
- É uma forma de estar em um mercado mais saudável e cumprir nossa parte de sustentabilidade. Não basta o lucro, o bem comum deve ser priorizado - afirma o presidente da SVB Par, Saul Veras Boff.
No aspecto social, o empresa detalhou que o projeto prevê um parque público que trará "possibilidades de lazer" ao usuário. O espaço será administrado e gerido pela BM Par, mesma empresa que vai administrar o shopping do complexo. Em governança, a SVB aplicará ensinamentos da atuação em compliance por meio de duas de suas empresas que atuam no segmento há mais de 10 anos, a Contato Seguro e a Compliance Total.
* Colaborou Camila Silva