Foi um choque, admite Arri Coser, presidente do Conselho do MDR Grupo, dono da rede de churrascarias Na Brasa (NB). São duas casas em Porto Alegre, quatro em São Paulo e uma, aberta em plena pandemia, em Campinas (SP). O grupo também tem investimentos imobiliários nos Estados Unidos e na Europa.
— Nas primeiras semanas, a gente não sabia nem o que fazer. Nunca tínhamos trabalhado com delivery. Logo depois, começamos a nos estruturar, com reuniões diárias, quem podia em home office.
E 2020 seria o ano dos 30 anos da empresa, que teve a primeira casa na Rua Ramiro Barcellos, no bairro Floresta. Estavam previstos três meses de comemoração. Foi preciso cancelar tudo. A saída foi aproveitar o fechamento para uma reforma física e no cardápio. O NB da Ramiro ganhou um novo bar. E veio a pesquisa para entregar churrasco na casa dos clientes:
— Jamais imaginei — admite Coser, detalhando que as carnes de cocção mais lenta resistem melhor ao deslocamento, enquanto as de grelha rápida "perdem no caminho". Fica a dica.
A partir de março ou abril de 2021, diz Coser, vai voltar a olhar o plano de expansão que prevê a abertura de uma churrascaria por ano no Brasil.
Isolamento
"Tenho trabalhado de forma híbrida. Alguns dias em home office, outros presencialmente nos restaurantes para estar próximo das equipes e dos clientes. Me concentrei na implantação do sistema delivery, que foi uma novidade para a NB, e fundamental para continuarmos atendendo com a mesma qualidade. A NB Steak está completando 30 anos e entendemos que nosso DNA de ser sempre o de uma empresa inovadora, que está à frente e se antecipando às tendências. Como a nossa trajetória sempre foi marcada pela inovação, nos sentimos desafiados a desenvolver novos produtos que se adequassem ao momento que estamos passando."
Leitura e lazer
"Inicialmente seguia os noticiários com os boletins diários do governo. Minhas fontes de informação são baseadas em amigos e parceiros de negócios que me mantêm atualizado sobre o que acontece no mercado, tanto nacional quanto internacional."
Combate ao coronavírus
"Estamos seguindo todas as normas de segurança sem deixar de trabalhar. Não sabemos por quanto tempo a pandemia vai se estender, então precisamos aprender a viver com ela para continuar a atender clientes com segurança, manter empregos e garantir a sustentabilidade do negócio. Abrimos uma unidade em Campinas (SP) no final de outubro, mantendo o investimento que estava previsto para este ano. Foi uma excelente decisão. Neste primeiro mês, o fluxo de clientes mostrou que o consumidor quer voltar a circular em restaurantes, desde que os cuidados de prevenção sejam tomados. Em Porto Alegre, aproveitamos para reformar o restaurante da Ramiro Barcelos, nossa primeira unidade, inaugurada há 30 anos. Em breve, teremos também um empório onde o consumidor porque comprar nossos cortes de carne e levar para assar em casa. Além disso, criamos o delivery, que tem nos ajudado a manter a relação com pessoas que tinham o hábito de estar conosco frequentemente."
Aprendizado
"Tivemos muitos. No começo, todos os colaboradores enfrentaram o isolamento, em seguida, vieram a força e as soluções para as questões do dia a dia. O time sempre esteve alinhado e engajado. Reestruturamos a empresa em tempo recorde."
Reflexões
"O modelo híbrido que chegou com a pandemia veio para ficar. Estaremos cada vez mais conectados e informados com as novas tecnologias e isso precisa ser aplicado aos negócios de todos os segmentos. Já vivemos muitas crises nesses 30 anos de NB, passamos por momentos difíceis. Acredito que nossa capacidade de inovar e de encontrar alternativas vai nos manter sólidos pelas próximas décadas."