Bons desempenhos durante o período de quarentena levaram o home office a ser estendido como sistema de trabalho permanente, em parte ou totalmente. Em Porto Alegre,mais duas empresas que compartilham a sede decidiram modificar o espaço para incorporar novos conceitos.
No bairro Moinhos de Vento, a sede do escritório de advocacia Martins Rillo e da consultoria Tarvos Partners foi transformada em um HubQuarter (algo como sala central).
O local foi transformado em espaço de cocriação, também dedicado a reuniões e eventos. As equipes das duas empresas, que somam cerca de 25 pessoas, passam a trabalhar de forma permanente em modelo híbrido. Segundo o diretor de operações da Tarvos Partners, Bento Ribeiro, o faturamento da empresa cresceu 150% desde março em relação ao período pré-pandemia:
— Adotamos o formato híbrido em abril. Estamos trabalhando 100% neste sistema. Entendemos que existe maturidade do time para adotar esse modelo. O trabalho está rendendo mais, crescemos na pandemia.
A nova configuração do local de trabalho inclui mesas compartilhadas, área de convivência para clientes, salas de reuniões e espaço de convívio para os colaboradores resgatarem o conceito do momento do cafezinho. Segundo Ribeiro, as empresas organizaram uma escala com horários diferentes para os colaboradores. A decisão de ir até a "antiga" sede, detalha, também depende das demandas do espaço:
— Dependendo do projeto que se desenvolve, é necessário reunir o time todo, e o espaço também será utilizado para isso. Outros processos serão feitos com a equipe trabalhando de casa. É um modelo que traz flexibilidade.
afirma que "passamos por uma renovação, mudanças impostas e outras previstas". Isto parece, na sua opinião, desdobrar para um modelo híbrido, que atende aos anseios particulares de cada indivíduo, refletindo um conceito antigo, mas que permanece moderno: felicidade no trabalho é igual a alto rendimento.
"Aquele modelo de um escritório rígido, com paredes organizacionais, onde toda a experiência de trabalho se esgotava, terminou, avalia o fundador e CEO da Tarvos Partners e Martins Rillo, Roberto Martins, considerando que foi com este espírito de transformação, flexibilidade, qualidade do ambiente e das relações de trabalho, que a empresa optou por redefinir a proposta de convivência na organização.
"Reconhecendo todas as mudanças, a empresa continua apostando no conceito Hubquarter para realizar suas atividades, explica Roberto Martins. Mesas compartilhadas, área de convivência para clientes e divisões orgânicas que se encaixam e estimulam as características de Soft Skill do time e de parceiros, além de salas de reuniões e áreas de convívio para os colaboradores. "É o resgate do conceito "espaço do corredor ou do cafezinho", potencializando as grandes ideias e soluções. Foi exatamente o que trouxe este novo normal. O necessário engajamento das pessoas com liberdade e responsabilidade, com um olhar do todo, trazendo um resultado positivo para a organização e seus clientes".
Para ele, "hoje o local de trabalho" é uma área multidimensional, colaborativa e de partilha. Uma rede, constituída por profissionais que trabalham em casa, na sede ou em coworking. Um espaço para engajamento mais parecido com um ambiente para eventos, oportunidades e tecnologias, que agregam à comunidade e estimulam pessoas. Esta é uma nova tendência", conclui.
O HUBQUARTER Tarvos Partners e da Martins Rillo fica localizado no bairro moinhos de vento em Porto Alegre. Um espaço criado para receber colaboradores, clientes, amigos e parceiros.
—
* Colaborou Camila Silva