Quando a pandemia surgiu, o home office foi uma solução que, em tese, seria temporária. Mas na Gruppen, empresa de tecnologia da informação (TI) de Porto Alegre, obteve resultados tão bons com a equipe em casa que decidiu operar 100% nessa modalidade.
A empresa, que previa inaugurar sua nova sede em 18 de março, agora vai dar outra finalidade ao espaço: vai transformá-lo em um clube para os funcionários.
— No início de março, já sabíamos que a pandemia nos afetaria, assim fizemos um plano de ação. Com as pessoas em casa, estabelecemos a interação entre os times, criamos reuniões diárias de bate-papo com as câmeras abertas para trocas gerais — explica Felipe Jacobs, diretor da Gruppen.
Apesar da dificuldade inicial com o novo sistema, durante a pandemia o faturamento da empresa cresceu 32% e as despesas caíram 22%. Em pesquisa interna, os funcionários indicaram seu "nível de felicidade" no home office por notas que variavam de 1 a 10, e a média foi 8. O resultado foi a decisão de não retomar o trabalho presencial, mas havia um problema: o que fazer com a nova sede e como integrar os colaboradores?
A resposta foi o Clube Gruppen. As instalações da Rua Dona Laura, bairro São João, foram remodeladas para se tornar um lugar para os colaboradores passarem o dia e se divertir com jogos, cafeteria, cervejas artesanais e sorveteria.
— Invertemos a ordem: antes o home office era esporádico, agora o esporádico será ir até a empresa e ter um dia diferente. O acesso ao clube só será liberado depois que a pandemia acabar. O funcionário pode ir à sede para trabalhar, mas terá espaços de lazer de segunda a sexta, em horário comercial — detalha.
Segundo Jacobs, uma das principais dúvidas dos clientes da empresa é como manter a produtividade dos funcionários que estão à distância:
— Costumo dizer que controlar é mais caro do que confiar. Na Gruppen, instauramos uma filosofia de confiança, optamos por conscientização. Já temos o indicador de score, em que o funcionário soma pontos por tarefas operacionais, ou seja, faz autoavaliação. Assim, todos têm a liberdade de construir seu dia, podendo gerenciar o seu tempo da melhor forma e com liberdade.
* Colaborou Camila Silva