Se a queda de 9% na produção industrial em março já havia assustado, é preciso preparo psicológico para lidar com o dado que será anunciado na quarta-feira (3) para o mês de abril. Como menos de 15 dias de março foram afetados pela pandemia, será o primeiro mês totalmente impactado pelo coronavírus, quando muitas fábricas decidiram parar espontaneamente ou tiveram atividades suspensas por decretos públicos.
As projeções sobre a marcha à ré na indústria em abril preparam o terreno: variam entre 36% e 45%. Uma das previsões mais benignas é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao governo federal: tombo de 36% ante o mês anterior. Empresas de investimentos, como a SulAmérica, têm perspectivas ainda mais difíceis de absorver: declínio de 44,6% ante março e 26,7% em relação a abril de 2019.
No relatório da SulAmérica, a dose de pessimismo é compensada pela constatação de que abril deve ser o fundo do poço da crise do coronavírus na economia. Vale a pena reproduzir um trecho:
"Maio, por sua vez, deve mostrar algo próximo da estabilidade, com recuperação lenta começando em junho, com a diminuição do número de casos de covid-19 e reabertura da economia em algumas regiões. Dessa forma, o PIB deve ter uma redução segundo trimestre de 2020 de quase 14% (...), com recuperação parcial no terceiro trimestre, também de dois dígitos (acima de 10%). Ao final, isso deve fazer o PIB de 2020 ter uma queda de 6,1%, a maior da série histórica."
Se quiser retomada em V — símbolo de que a economia bate no fundo e volta rapidamente — de que tanto fala, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não pode perder mais tempo. Mais do que urgentes, já passaram da hora os ajustes nas linhas de acesso ao crédito. Na segunda-feira (1º), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já antecipou mudanças programadas no financiamento da folha de salários das empresas.
Também será importante — prorrogar a Medida Provisória 936 — que permite suspender contratos e reduzir jornada e salário — para proteger empregos, porque as atividades estão sendo retomadas gradualmente.