Nos últimos anos, ganhou corpo um produto quase bicentenário, que começou a ser produzido no Estado logo depois da Independência do Brasil, em 1822. O Rio Grande do Sul abriga o maior número de cervejarias artesanais do país, à frente de São Paulo. As 44 abertas só em 2018 completaram 186, quase 21% de todas as pequenas fábricas do país. É um fenômeno alimentado a paixão: ao menos em Porto Alegre, quase metade dos pequenos produtores é formada por profissionais da tecnologia da informação (TI), que não têm problemas de encontrar trabalho.
No quarto episódio da série especial #comofazRS, a coluna acompanhou a produção na Tupiniquim, a mais premiada do Estado: foi melhor nacional em 2015, 2016 e 2017 e, no ano passado, ganhou medalha de ouro entre field beers (feitas com vegetais, no caso uma stout com noz pecã) de todo o mundo no bienal World Beer Cup.
Vendida em restaurante e supermercados no Estado, a indústria abrigada no Quarto Distrito de Porto Alegre também exporta para a Europa. O projeto #comofazRS compreende uma série de vídeos que se estende até meados de junho, com dois episódios semanais. Mostrará grandes companhias gaúchas, negócios que testam novas vocações e empresas que miram a economia "de" amanhã, não "do" amanhã.
Em imagens raras, confira como é produzido o carro campeão de vendas há quatro anos.
Em detalhes, veja como é feito vinho sem pisar a uva com os pés.
Veja como rolos de aço viram reboques que andam pelas estradas do Brasil e do mundo.