Quem não se lembra de uma visita a fábrica feita na infância, que estimulou a imaginação sobre como são feitos os produtos que cercam nosso dia a dia? Quem não andou pelo Exterior e, ao deparar com uma marca feita no Rio Grande do Sul, ficou orgulhoso? Essas duas questões fizeram surgir o projeto #comofazRS, que estreia nesta segunda-feira (20) em GaúchaZH. É uma série de vídeos que se estende até junho, com dois episódios semanais.
Mostrará grandes companhias gaúchas, negócios que testam novas vocações e empresas que miram a economia "de" amanhã, não "do" amanhã. Mesmo nas poucas que mantêm programas visitação, a coluna chegou a pontos raramente alcançados pelo público em geral.
A estreia é com a unidade da General Motors de Gravataí, que se prepara para completar duas décadas no Rio Grande do Sul no próximo ano. A linha de produção que deve superar mil robôs na produção da nova família de modelos convive bem com a estimativa de 6,7 mil funcionários em todo o complexo e 2,9 mil só na GM, conforme seu diretor de operação, o colombiano Luis Mesa.
Pela fábrica, já é possível identificar os moldes (espécies de grandes carimbos que definem os contornos da lataria) da próxima família de carros, resultado do investimento de
R$ 1,4 bilhão confirmado em agosto de 2017. Partes virão da China. Os primeiros modelos, que incluem uma versão compacta de SUV e um sedã intermediário, devem ser lançados até o final deste ano.