![Divulgação / Weinmann Divulgação / Weinmann](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25079348.jpg?w=700)
A inauguração oficial do centro técnico dos laboratórios Weinmann em Porto Alegre, nesta quinta-feira (28), marca a estreia de um projeto-piloto que começa no Rio Grande do Sul e vai se espalhar pelo Brasil. Além de representar a concretização do investimento previsto de R$ 5,3 milhões no prédio na esquina da Avenida Farrapos com a Rua Polônia, o Fleury, controlador da marca, vai destinar mais R$ 1,4 milhão para a construir uma área de atendimento ao público que será integrada à área de diagnósticos – será possível "espiar" o processamento dos exames.
Com as novas instalações, o Weinmann vai elevar de 90% para 95% a proporção de exames processados no Estado. Apenas os 5% mais complexos seguirão indo até Jabaquara (SP). A atualização dos equipamentos agora permite que 70% das análises fique pronta no mesmo dia da coleta. Embora as máquinas sejam adquiridas, pontua Paulo Pedote, diretor-executivo de negócios das marcas regionais, o Fleury tem inteligência artificial feita em casa, o Fuzzy, que integra e organiza os fluxos.
– Começamos a fazer IA nos anos 1990, antes que recebesse esse nome – diz o executivo.
O Fleury comprou o Weinmann em 2009, e a Serdil em 2017. Conforme Pedote, pretende seguir investindo em saúde no Rio Grande do Sul.