Abre as portas nesta quinta-feira (13) o Hub One, centro de tecnologia, inovação e criatividade da Feevale, em Novo Hamburgo. O investimento da universidade na estrutura, focado em reforma e adequação do prédio, foi de R$ 4 milhões. A unidade será inaugurada já com todo o espaço ocupado, com 22 empresas, e uma fila de espera de outras 10. O resultado é que já está em estudo a construção do Hub Two, em área próxima.
Para deixar bem claro seu objetivo, especialmente em inovação e criatividade, o Hub One já se candidata a ser o maior prédio grafitado do Rio Grande do Sul. O autor é um artista de Novo Hamburgo, Rafael Jung, que (ainda) está grafitando toda a fachada de mais de 600 metros quadrados.
A intenção da Feevale é aproximar a universidade do Techpark, o parque tecnológico tradicional, e vice-versa.
O Hub One é uma expansão do parque tecnológico para dentro do campus. Mais do que um condomínio de empresas, tem a proposta de se tornar uma plataforma de interligação e convergência entre o conhecimento e a experiência da academia e do empresariado. Estão lá empresas incubadas e residentes, laboratórios da universidade, espaços e laboratórios voltados à graduação, à pós-graduação, à pesquisa e à integração de pessoas.