Demorou um pouco mais do que se esperava, mas um movimento no contrafluxo habitual da capital gaúcha será consolidado na próxima segunda-feira. Três grandes universidades – UFRGS, PUCRS e Unisinos – lançam a Aliança para Inovação de Porto Alegre. A ambição da aliança não é pequena: entre seus objetivos, está transformar a cidade em polo gerador de startups e empreendimentos de base tecnológica e reter talentos no ecossistema de inovação, evitando a "fuga de cérebros".
Um dos eixos da estratégia é a contratação, como consultor do projeto, de Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (Iasp) e um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade catalã em referência de cidade inteligente s e distritos de inovação no mundo, além de ajudar Santa Catarina e a cidade de Medellín, na Colômbia, a se tornarem referências no segmento.
Jorge Audy, um dos idealizadores do movimento e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, explica que um grupo de empresários vai contribuir para financiar o avanço de cada etapa do projeto, até que a iniciativa se torne autossustentável:
– Estamos há décadas tentando essa parceria, a primeira com essas características em Porto Alegre. Não é integração só de universidades, mas dos reitores, que estão pessoalmente comprometidos. Temos muita esperança de construir algo que permita ter autoimagem mais positiva.