Com a bênção de Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy Brasil, a marca global de publicidade faz sua estreia em Porto Alegre. A origem do desembarque é a agência 3yz, comprada pela WPP, grupo do qual a Ogilvy faz parte, em fevereiro de 2016. Mais de dois anos depois do negócio, muda a estratégia: o núcleo original passa a atuar como unidade do grupo internacional. Vai representar uma das assinaturas mais conhecidas do segmento – reza a lenda que o personagem Don Drape, da série Mad Men, teria sido inspirado no seu fundador, David Ogilvy.
Musa costuma dizer que não gosta do termo "agência" para definir sua atuação. É do tempo em que o agenciamento, ou intermediação, era a principal atividade. A Ogilvy passa a oferecer, em Porto Alegre, todos os serviços de seu portfólio: consultoria de novos negócios, uma divisão de inteligência artificial e estúdio de conteúdo, além da especialidade em comunicação digital desenvolvida pela 3yz. Roberto Sirotsky e Nicolas Motta, ex-donos da agência nascida em Porto Alegre, seguem no atendimento a clientes locais, também com inserção nacional.
A Ogilvy já atendia grandes grupos gaúchos, como Gerdau e Tumelero, nacionalmente, e agora quer se aproximar ainda mais das empresas locais. Uma das intenções é tanto trazer equipes para cá, para projetos determinados, quanto levar a expertise digital para clientes nacionais.
– Parte do que queremos é usar o talento do Rio Grande do Sul sem tirar os talentos do Rio Grande do Sul – brinca Musa, falando sério.