O papel da imprensa e da publicidade em um mundo amplamente conectado foi o tema do painel "Comunicação para geração de resultados" ocorrido na manhã desta terça-feira (5) na programação da Semana ARP. Durante 40 minutos, representantes de empresas de mídia, agências e empresários debateram o futuro de seus negócios em meio às novas relações estabelecidas pelo avanço da internet.
Enquanto as plataformas se transformam e novas possibilidades se abrem, a essência das pessoas e a valorização de suas ideias segue como estratégia para geração de resultados. Foi essa a conclusão que permeou o debate no centro de eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre.
Para discutir o assunto, subiram ao palco o CEO de Mídias do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, o presidente da Lebes, Otelmo Drebes, o sócio-diretor de Negócios da Matriz, Alberto Freitas, o diretor-executivo da Paquetá, Marcos Ravazzolli, e o diretor-presidente da Competence, João Satt. O diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, mediou o painel.
— O que mudou na sociedade foi a eficiência das relações de troca, não a essência dos negócios. Se trabalharmos achando que temos de mudar a essência porque o nosso negócio desapareceu, estaremos atacando o problema errado. Trata-se de uma mudança cultural — destacou Toigo.
Em um ambiente de transformações aceleradas, os painelistas concordaram que a realidade digital apresentou uma série de desafios à comunicação. Nesse cenário, as empresas negam o papel de mediar o processo, integrar todos os agentes envolvidos para a geração de resultados.
— Diante de um mercado mais competitivo e um consumidor mais inteligente e consciente das diversas alternativas que tem, os negócios se transformaram nos últimos anos. Para todos que empreendem, o cenário está muito mais complexo — apontou Leite.
O painel ainda sinalizou a importância de que as marcas se posicionem e definam o seu propósito ao invés de somente se preocuparem em comunicar promoções. Para Satt, as agências precisam se apresentar como uma matriz de criatividade, enquanto negócio e publicidade têm de caminhar em sintonia:
— O digital expôs a nossa comoditização. Não somente na indústria da propaganda, mas em todos os setores. A essência desse processo está em identificarmos o que é valor, como produzimos valor e como comunicamos valor.
Diante de um futuro de transformações no mercado, o painel se encerrou com a provocação para que empresas, agências e veículos procurem se tornar únicos ao consumidor.
— Precisamos de talentos e engajamento para construir uma causa, não mais uma propaganda — conclui Freitas.
Promovida pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), a Semana ARP iniciou-se nesta terça-feira (5). Para quarta-feira (6), a agenda conta com 10 workshops entre profissionais e estudantes. Já na quinta-feira (7), a programação termina com o tradicional Jantar da Propaganda, no qual ocorrerá o anúncio dos vencedores do Salão da Propaganda e do Prêmio Lairson Kunzler.