O grupo de comunicação publicitária britânico WPP, o maior do mundo, com faturamento global de US$ 19 bilhões em 2015, decidiu expandir sua atuação no Brasil para o Sul. Aproveitando as oportunidades do real depreciado, anunciou nesta quarta-feira a aquisição da agência 3yz, com escritórios em Porto Alegre e São Paulo. Com a compra, a gaúcha passa a fazer parte do Grupo Ogilvy Brasil, braço do WPP no país.
Apesar da venda do controle acionário para os britânicos – valores da operação não foram divulgados –, a gestão da 3yz não muda. Os sócios Roberto Sirotsky e Nicolas Motta, que lideram o negócio, seguirão na administração. Fundada há quase oito anos, a agência cresceu com foco em comunicação digital, conquistando clientes importantes no Estado, como Tramontina, Panvel e Grendene. Dois anos atrás, inaugurou escritório em São Paulo. A operação paulista, inclusive será reforçada neste ano para atender melhor a demanda – recentemente, a agência assinou contrato com o Grupo Iguatemi.
Para os dois sócios, a venda para o grupo britânico é tanto reconhecimento pelo trabalho desenvolvido – principalmente na parte digital – quanto uma oportunidade de crescer ainda mais, aproveitando o leque de clientes do WPP na América Latina.
– Nos dá uma ótima perspectiva, de dar um novo salto – afirma Sirotsky.
Eles reafirmam, contudo, que o foco de crescimento da equipe continuará no Estado, onde já fica a maior parte dos cerca de 70 funcionários da agência.
– Essa compra reforça a valorização do digital nesse meio. Mostra o interesse dos grandes grupos em tornar suas entregas mais completas em relação às novas tecnologias – avalia Motta.
Ainda que em muitos setores o real barato não tenha se refletido em grandes negócios na maior parte do ano passado – pesou mais para os investidores o temor com as incertezas na política e os desdobramentos da Lava-Jato –, no segmento publicitário, houve movimentação. A principal foi a compra do Grupo ABC pelo conglomerado americano Omnicom, por cerca de US$ 250 milhões.