Um novo negócio vai unir três gigantes brasileiros: Gerdau, Votorantim Cimentos e Grupo Tigre criaram uma empresa para administrar e promover um programa de fidelidade para o mercado de varejo da construção civil no Brasil. O Juntos Somos + vai funcionar como um programa de benefícios para as lojas e seus vendedores. Em tese, a justificativa é "aprimorar o atendimento aos clientes finais e aos profissionais da obra".
Na prática, cada venda de produtos das empresas participantes do programa (aço, cimento, argamassa e rejuntes, tubos e conexões) vai gerar pontos que poderão ser trocados por bens ou serviços por proprietários e balconistas de lojas de material de construção. Como significa que haverá uma ferramenta que leva a dar preferência às marcas, certamente haverá reações de concorrentes.
Entre os "prêmios" do programa de fidelidade estão cursos profissionalizantes, treinamentos de gestão, bens e equipamentos e softwares de venda. A Votorantim Cimentos, fundadora do programa em 2015, terá 45% da fatia da nova empresa, enquanto Gerdau e Grupo Tigre terão 27,5% cada uma.
A nova empresa ainda tem de passar no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). Vai abrir um debate entre o uso de ferramenta com potencial para desequilibrar a competição e o fato de outros negócios e empresas usarem livremente esse tipo de incentivo.