A volta de um presidente dos EUA a Davos pela primeira vez desde Bill Clinton tornou inevitável comparar o desempenho de Donald Trump em uma das reuniões de cúpula que define o clima do ano. É sintomático que, justo quando se discute a qualidade dos grandes líderes mundiais, a ficção se volte para várias interpretações do mais destacado do século 20, o britânico Winston Churchill.
O Destino de uma Nação (2017)
Da posse como primeiro-ministro à tentativa de um acordo de paz com Hitler para encurtar a II Guerra Mundial, mostra sangue e lágrimas do próprio Churchill, o ser humano que conduz a história dramática. Historiadores apontam erros e imprecisões, mas é uma obra de entretenimento que, se não é precisa, ajuda a mergulhar nesse capítulo em que não faltou liderança.
O Segredo de Churchill (2016)
O segredo mencionado no título – também abordado em episódio da série The Crown – é um problema de saúde grave enfrentado pelo então primeiro-ministro da Grã-Bretanha em 1953. Enquanto o caso é afastado do grande público, aliados e adversários fazem planos para uma eventual necessidade de sucessão.
O Homem que Mudou o Mundo (2002)
O título original (The Gathering Storm, que seria A Formação da Tempestade) dá mais dicas sobre a história, que começa com um já experiente parlamentar às voltas com problemas pessoais e familiares enquanto Adolf Hitler começa seu avanço pela Europa. A dupla de estrelas britânicas (Albert Finney e Vanessa Redgrave) vive o casal Winston e Clementine Churchill.