Faltam poucos dias para um julgamento que vai mobilizar o país, para o bem e para o mal. A análise da 8ª Turma do TRF4 sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será até transmitida pela internet, tamanho o interesse que a cerca. A coluna selecionou duas obras do gênero “filmes de tribunal” para quem quer entender melhor as complexidades que cercam as decisões da Justiça.
O Juiz (2014)
Não é um típico filme de tribunal, porque se foca muito na relação entre pai e filho. Mas como um é um famoso advogado em uma metrópole e o outro, juiz aposentado no Interior, o drama familiar ganha interesse por colocar em questão as formalidades da Justiça e as circunstâncias que as condicionam.
Circuito Fechado (2013)
Faz abordagem incomum a partir de um gatilho frequente – um ataque com explosivos a um mercado londrino, que gera o que no Reino Unido se torna "o julgamento do século". Põe em discussão métodos de investigação e de julgamento da justiça britânica, assim como o comportamento e os métodos da defesa. Exige atenção, mas é uma obra que a merece.