Vai começar o returno do Brasileirão para o Grêmio, sendo que o clube tem ainda uma partida atrasada contra o Corinthians, sem data marcada pela CBF. Fora da Copa do Brasil, o Tricolor aposta tudo no campeonato nacional, visando a uma vaga direta na Libertadores, mas também sonhar com um quase impossível título brasileiro. Será?
Renato Portaluppi disse em sua entrevista coletiva no Maracanã, após a eliminação para o Flamengo, que a vantagem do Botafogo é grande, mas que tudo poderia acontecer. Talvez o principal exemplo para acreditar nessa façanha esteja no próprio clube gaúcho.
No dia 17 de agosto de 2008, há 15 anos, o Grêmio vencia o São Paulo por 1 a 0, no Olímpico, com gol marcado pelo colombiano Perea. Era a 20ª rodada do Brasileirão, arrancada do segundo turno, que terminou com o Tricolor na liderança com 44 pontos. Os paulistas estavam na quinta colocação com 33, ou seja, 11 pontos atrás.
Mesmo assim, o final da história daquele edição do campeonato foi de título do São Paulo, somando 75 pontos. O Grêmio foi vice-campeão, com 72. Um exemplo frustrante para os gremistas, que ficou marcado na história. Porém, agora, pode ironicamente servir de inspiração.
O Botafogo está disparado na liderança do Campeonato Brasileiro. São 47 pontos, 14 a mais em relação ao Grêmio. A campanha no returno deverá ser praticamente perfeita para o time de Renato emular o São Paulo de 2008 e chegar à conquista em dezembro.