Destaque do Grêmio em boa parte do primeiro turno do Brasileirão, o lateral Cuiabano perdeu espaço com o técnico Renato Portaluppi nos últimos jogos. Aproveitado em diversas partidas, muitas delas como titular no meio-campo, o atleta de 20 anos foi "ultrapassado" por atletas como Nathan, Iturbe e Luan e deixou de ser utilizado no setor. Hoje, o garoto é apenas o reserva imediato de Reinaldo na lateral esquerda.
Cuiabano despontou como alternativa para o meio na vitória por 3 a 1 no Gre-Nal do dia 21 de maio, quando entrou no decorrer da partida na vaga de Bitello. Elogiado, o garoto desbancou Cristaldo e conquistou a vaga de titular nas duas partidas seguintes, as vitórias sobre Athletico-PR e Cruzeiro, sendo que, contra os paranaenses, chegou a marcar um gol.
Mesmo que não tenha se afirmado na sequência no time titular, Cuiabano se manteve como opção assídua na equipe nas partidas seguintes. Entre o Gre-Nal e a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, no dia 9 de julho, o Grêmio disputou 10 jogos, sendo que o garoto foi titular em quatro, entrou no decorrer de cinco e ficou fora de apenas uma partida.
Nos últimos 45 dias, contudo, Cuiabano perdeu espaço. Nos últimos seis jogos, o atleta só atuou no empate por 1 a 1 com o Goiás, no dia 30 de julho, e como lateral-esquerdo, já que Reinaldo, na ocasião, estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já nas duas partidas contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, e nos duelos com Fluminense, Vasco e Bahia, o garoto sequer saiu do banco, sendo preterido por nomes como Nathan, Gustavinho, Iturbe, Lucas Besozzi e Luan.
Conforme apurado por GZH, não houve um fato extraordinário que acarretasse a perda de espaço do jogador. O que ocorreu é que o técnico Renato Portaluppi não gostou muito do desempenho do atleta nos últimos treinamentos e entendeu que o jovem ainda precisa ser lapidado antes de virar um protagonista da equipe. Contudo, o jogador de 20 anos segue com o moral elevado no clube e é considerado uma promessa de alto potencial para o futuro.
Cuiabano está relacionado com o Grêmio em Guarulhos, onde o Tricolor está concentrado para a partida de domingo (20), contra o Santos.