Durante a entrevista coletiva de Luis Suárez nesta quarta-feira (4), na Arena do Grêmio, houve uma pergunta espirituosa sobre a conversa do uruguaio com o técnico Renato Portaluppi. Afinal, ele vai mostrar seu famoso DVD para ensinar como um atacante deve fazer gols? Bom, com todo respeito, existe aqui uma inversão de valores.
Já está na boca do povo tricolor o cartaz de Suárez como o quinto maior artilheiro do mundo em atividade. São 528 gols na carreira do uruguaio, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo (819), Messi (793), Lewandowski (621) e Ibrahimovic (572).
Não há discussão sobre a importância e a idolatria de Renato Portaluppi no Grêmio. E é óbvio que ele construiu um alto nível como atacante do futebol brasileiro. Agora com relação a gols marcados, o atual técnico gremista ficou bem longe do desempenho de Luis Suárez.
Renato teve uma carreira que iniciou-se em 1979 e oficialmente terminou em 1999. Ao todo, foram 187 gols marcados, contando clube e Seleção Brasileira. Sua temporada mais goleadora foi pelo Flamengo, em 1993, quando balançou as redes 20 vezes.
Suárez fez mais do que 20 gols em 12 temporadas. No Ajax, da Holanda, chegou a marcar 49 vezes. Naquele histórico Barcelona de 2015, ao lado de Messi e Neymar, ele botou impressionantes 59 bolas na rede. Lembrando ainda que trata-se do maior goleador da seleção do Uruguai: 68 gols anotados.
Ou seja, quem realmente deve mostrar seu DVD de gols é Luis Suárez. Mas evidentemente que o maior felizardo desta divertida situação é o torcedor do Grêmio. Na casamata, seu maior ídolo; no campo, um "world class" (expressão utilizada na Europa para jogadores de destaque diferenciado no futebol).
Goleadores do futebol mundial em atividade:
- Cristiano Ronaldo - 819 gols
- Messi - 795 gols
- Lewandowski - 585 gols
- Ibrahimovic - 560 gols
- Luis Suárez - 528 gols