Surgiram nas redes sociais algumas dúvidas dos torcedores do Grêmio com relação à expulsão do zagueiro Kannemann no jogo contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Afinal, como o clube fechou sua participação no torneio, o jogador deve cumprir a suspensão no Campeonato Brasileiro? O Tricolor enfrenta o Cruzeiro neste domingo (8), às 11h, no Independência.
De imediato, é preciso dizer que Kannemann está liberado para o jogo contra o Cruzeiro e que o Grêmio não será punido caso o escale. As regras estão no Regulamento Geral de CBF. De acordo com o Artigo 62 do documento, “Se ao final de uma competição restar pendente penalidade de suspensão por partida aplicada ao atleta pelo STJD, seu cumprimento dar-se-á, obrigatoriamente, na primeira partida de competição subsequente coordenada pela CBF, dentre aquelas que estejam em andamento".
Ou seja, pela simples expulsão na Copa do Brasil, Kannemann não precisa cumprir no Brasileirão. Ele fica suspenso somente para o primeiro jogo da edição de 2020 do torneio. A situação de ficar fora de algum jogo do Campeonato Brasileiro de 2019 só concretizar-se-ia caso o argentino fosse punido pelo STJD, o que ainda pode acontecer. Aí sim, por jogos ou por tempo, ele teria de ser retirado.
O Flamengo já se deu mal por conta desta confusão. O clube carioca foi punido com a perda de quatro pontos no Brasileirão de 2013, que quase causou o rebaixamento inédito da equipe, por ter escalado o lateral-esquerdo André Santos de forma irregular, depois de o atleta também ter sido expulso na Copa do Brasil daquele ano e julgado pelo STJD.