Parece ser consenso para torcedores e jornalistas que o Palmeiras é um forte candidato ao título do Brasileirão. Apesar de estar vivo em mais duas competições, sendo ambas em fases decisivas, a Libertadores e a Copa do Brasil, o time de Luiz Felipe Scolari dá mostras que tem elenco e qualidade para avançar em todas. Afinal, qual é o segredo do Verdão, não confiável nas mãos de Roger Machado e impetuoso sob comando de Felipão?
De acordo com o setorista de Palmeiras da Jovem Pan de São Paulo, Fredy Júnior, a grande jogada de Felipão foi dar confiança a um forte grupo, mas que estava desacreditado. A partir daí, individualidades como Lucas Lima, Deyverson e Borja voltaram a aparecer.
— É um conceito família que o Felipão implementou no Palmeiras. Ele conseguiu motivar todo o elenco e, por isso, a equipe tem feito bons jogos mesmo usando um time que não é considerado titular. Algo que o Roger Machado tinha perdido. Claro que a liderança dele também fez efeito e as vitórias deram valor ao discurso empregado — avalia Fredy Júnior.
A coluna fez um levantamento de todos os jogadores utilizados pelo técnico desde a sua chegada. O que se notou foi que ele jamais repetiu uma escalação de um jogo para o outro e nunca colocou um time totalmente reserva para jogar. O rodízio de Felipão prega a mescla de titulares e reservas para dar conta das três competições.
Felipão tem 11 partidas no comando do Palmeiras desde seu retorno. São oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Esta para o Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Libertadores, mas que resultou em classificação palmeirense à próxima fase. Foram ainda 14 gols marcados e somente dois sofridos. Os jogadores mais utilizados foram o goleiro Weverton e os volantes Bruno Henrique e Thiago Santos.
Relação de jogadores usados por Felipão:
Goleiros
Weverton - 10
Fernando Prass - 1
Jaílson - 1
Laterais
Mayke - 9
Marcos Rocha - 3
Diogo Barbosa - 7
Victor Luis - 7
Zagueiros
Edu Dracena - 5
Antônio Carlos - 5
Gustavo Gómez - 4
Luan - 6
Thiago Martins - 1
Meio-campistas
Felipe Melo - 7
Bruno Henrique - 10
Thiago Santos - 10
Moisés - 9
Jean - 8
Lucas Lima - 7
Gustavo Scarpa - 2
Atacantes
Borja - 7
Deyverson - 9
Willian - 7
Dudu - 7
Hyoran - 8
Artur - 1