A nova rodada de distanciamento controlado divulgada pelo governador Eduardo Leite neste sábado (13) coloca a região da Serra em bandeira vermelha. Significa alto risco de contágio pelo coronavírus. Por isso, as atividades esportivas estão proibidas.
Com as diretrizes colocadas a partir de agora, uma nova mudança somente poderá ocorrer em 15 dias. Até lá, Juventude, Caxias e Esportivo não poderão realizar treinamentos. Quando ocorrer a próxima avaliação da situação em cada região do Rio Grande do Sul, já estaremos chegando ao início de julho. Com isso, prever se teremos uma mudança para a bandeira laranja é impossível. Problema real, que vai impactar diretamente a retomada do Gauchão.
A ideia da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) de realizar jogos em um número reduzido de sedes também fica sob risco. Além de Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo (região com bandeira laranja), a ideia era colocar as partidas da retomada do Gauchão no Alfredo Jaconi, Centenário e Montanha dos Vinhedos. No momento, a intenção é inviável. Somente a zona sul, com Bento Freitas e Boca do Lobo, tem bandeira amarela.
O ano de 2020 tem demonstrado que fazer qualquer previsão definitiva, em qualquer área, é perda de tempo. Como estamos lidando com um vírus que ainda não é totalmente conhecido, as alterações de planos podem mudar do dia para a noite. A saúde deve estar em primeiro lugar. Claro que o futebol precisa trabalhar com prazos. O que é possível apostar, com toda certeza, é que o presidente da FGF, Luciano Hocsmann, e os dirigentes dos clubes gaúchos terão muito o que discutir e organizar até a bola rolar de fato.