O diretor-médico da CBF, Jorge Pagura, demonstra confiança nos protocolos de prevenção ao coronavírus desenvolvidos pelos times brasileiros. Ele diz que a entidade e departamentos médicos se preparam para garantir a segurança de seus profissionais, porém ressalta que jogos só poderão ser retomados assim que as autoridades locais permitirem. O médico concedeu entrevista ao Show dos Esportes desta sexta-feira (12).
— Fiquei muito satisfeito (da forma) como estão sendo aplicadas as medidas protetivas. Não deixamos nada a desejar para a parte internacional — ponderou, elogiando os processos seguidos pela Dupla Gre-Nal:
— As medidas protetivas e de controle que Grêmio e Inter estão usando realmente poderiam ser aplicadas em qualquer clube do mundo. Está de acordo com a pujança das duas instituições, que são de nível mundial.
O médico alerta para a diferença entre o Brasil e os países europeus que retomaram o futebol: lá o os números de novas contaminações estão diminuindo, além de terem mais recursos econômicos. Pagura destaca, ainda, o pouco conhecimento médico existente sobre a doença.
— A gente não teve um fechamento pra valer, um lockdown. Seria muito mais fácil, eu sou mais a favor, se a gente tivesse fechado tudo primeiro e depois fosse testando, vendo o que acontece com o vírus e ir liberando aos poucos para conviver com ele — opina.
A união entre corpo técnico da CBF, infectologistas e clubes no momento em busca das condições de retorno é louvada pelo médico:
- Não tem rivalidade, aqui a gente tem um inimigo comum, que é grave. É uma guerra bacteriológica que estamos vivendo e que ninguém conhece muito.
Mudanças em Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, anunciou, na tarde desta sexta-feira (12), mais restrições às atividades em Porto Alegre no âmbito do combate à pandemia de coronavírus. As medidas valem a partir de segunda-feira (15) e atingem shoppings, comércios com faturamento acima de R$ 360 mil por ano, academias e restaurantes.
O prefeito não especificou todas as restrições, que devem ser publicadas em um decreto ainda nesta sexta, mas adiantou que treinos em clubes de futebol não devem ter as restrições alteradas.