Será uma decisão com poder para definir os rumos da temporada. Ou avança sobre o Fluminense, ou volta para Porto Alegre e se concentra em um único objetivo, que é escalar o máximo possível a tabela do Brasileirão e fechar o ano de forma tranquila. O Grêmio, em todos os seus contextos, sabe disso.
A vantagem levada para o Maracanã é imensa. Esse 2 a 1 teve tamanho de goleada, porque desenha esta noite de terça (20) à feição do Grêmio.
O Fluminense precisará ser propositivo, sair para buscar o gol. O que deixará espaços generosos para as transições com Soteldo, Braithwaite e Pavon, além da chegada sempre forte de Cristaldo.
É por esse desenho do jogo que aposto em uma formação com dois zagueiros apenas. O Grêmio precisa ser sólido na defesa, mas também precisa jogar e atacar.
Outro ponto é sobre como formatar o trio ofensivo, se optar pelo 3-4-3. Cristaldo é desprovido de velocidade e intensidade para atuar pelo lado. No máximo, pode partir dali para construir pelo meio. Fechar o corredor é algo fora do seu escopo.
Deslocar Braithwaite para o lado é ter menos dele no jogo e deixar longe do gol um centroavante decisivo. Outro ponto é que Renato, neste ano, sempre apostou nos três zagueiros quando estava sem centroavante. O que não é o caso para esta noite, quando contará com um no campo e dois no banco de reservas.