O Grêmio já estava na terça-feira (20). O que foi um dos elementos que compuseram o 2 a 0 para o Bahia, que até saiu barato. Não deveria ser esse o desenho do sábado (17), até porque a situação no Brasileirão exige muita atenção.
Só que é humano esse desvio de foco para uma decisão com o tamanho desta contra o Fluminense, no Maracanã. O único ponto positivo da derrota em Caxias do Sul é que os titulares descansaram. O que é algo fundamental em um confronto equilibrado.
O Fluminense entrou em campo no sábado à noite com metade do time titular: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, André, Alexsander e Kauã Elias atuaram. Samuel e Thiago, principalmente, são dois casos emblemáticos dessa vantagem do Grêmio. O lateral tem 34 anos, o zagueiro completará 40 em setembro.
Renato sabe que precisará de todas as energias para o Maracanã. Passa por esse jogo o restante da temporada. Seguir na Libertadores anima e traz mobilização natural.
A encruzilhada de terça-feira aponta esse cenário ou voltar para casa e se concentrar única e exclusivamente em sair dessa sombra do Z-4 e escalar a tabela.