O meio-campista com o qual o Inter tem conversas é o gaúcho Gustavo Campanharo, 31 anos a serem completados na terça-feira. Atualmente no Kayserispor, da Turquia, ele seria uma alternativa para todas as funções do setor.
No Juventude, onde iniciou a carreira e foi promovido com 17 anos, era um meia. Na Europa, passou a jogar em outras funções e, na Turquia, tem atuado como um primeiro do meio-campo. Nos últimos jogos, o Kayserispor variou sistemas. Atuou com três zagueiros, com Campanharo na frente da área, e no 4-1-4-1, com ele sendo este primeiro um.
Campanharo tem uma trajetória que remete muito à de Pedro Henrique. Saiu cedo de Caxias, assim como o atacante, e rodou por vários países da Europa. Aliás, os dois chegaram a ser companheiros no Kayserispor na temporada 2021.
Campanharo saiu do Juventude para o sub-21 da Fiorentina. Ficou um ano apenas na Itália e retornou a Caxias do Sul. A partir daí, rodou: Bragantino, Hellas Verona, Evián, da França, Ludogorets, onde ficou três anos, voltou ao Brasil para uma temporada na Chapecoense e retornou à Europa em 2020, onde assinou por três anos com o Kayserispor.
O jogador ainda precisa convencer os turcos a antecipar o final do seu contrato, que se encerra em junho. O momento vivido pelo clube e, principalmente, o medo provocado pelo terremoto de fevereiro fizeram o jogador projetar uma volta ao Brasil.
Em entrevista concedida ao Jornal Pioneiro, dias depois do tremor, Campanharo relatou os momentos de pânico vividos por ele e pela família. O jogador estava em Giresun, para enfrentar o time local, o Giresunspor, quando recebeu telefonema da mulher às 4h. Ela e os dois filhos do casal, de quatro e oito anos, estavam em casa, em Kayseri, a 180 quilômetros do epicentro do terremoto. Na conversa, contou que, no momento do telefonema, se iniciou o segundo tremor.
Até a terça-feira, o Inter ainda pretende anunciar mais um meio-campista. A ideia é oferecer para Mano Menezes alternativas para a primeira função do meio e um reserva para Mauricio. Campanharo pode fazer as duas funções, embora nesta longa volta pelo mundo tenha se tornado um primeiro jogador de meio-campo.