O edifício-sede do Banrisul é um gigante de concreto na arborizada Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. Inaugurado em 4 de julho de 1964, concentrou os serviços da agência central e da direção do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Os trechos das ruas Capitão Montanha e Sete de Setembro ainda não estavam incorporados à praça.
Em relatório de 1957, a diretoria comunicou que fora um sucesso a venda de cotas de fundo imobiliário para erguer o prédio projetado pelo engenheiro e arquiteto Alfredo Ernesto Becker. O banco considerava "acanhadas e obsoletas" as antigas dependências, já inadequadas para os serviços.
O imóvel ocupou o quarteirão entre as ruas Sete de Setembro, Capitão Montanha, Siqueira Campos e Caldas Junior. A primeira estaca do edifício foi colocada em 29 setembro de 1959. Pelo plano original, o banco ocuparia seis andares. Outros 16 pavimentos seriam destinados a escritórios.
O governador Ildo Meneghetti inaugurou a sede em um sábado, dia 4 de julho. A direção distribuiu cinco mil convites para o evento. Na segunda-feira, em 6 de julho, a agência central abriu as portas ao público. Pela propaganda publicada em Zero Hora, o moderno edifício oferecia escadas rolantes, ar-condicionado, elevadores automáticos, central telefônica, esteira para transporte automático de documentos e restaurante.
Inicialmente, a agência central ficava em três andares: um subsolo, um com pé-direito duplo e outro pavimento simples. O banco ocupava outros oito pavimentos com diretoria e administração.
Na nova sede, o banco colocou em operação os seus primeiros "computadores eletrônicos" da IBM. Em 18 de setembro de 1963, o Diário de Notícias noticiou que chegaram dos Estados Unidos "quatro unidades, que em alguns casos, fazem o trabalho de 400 datilógrafos".
A sede anterior e a agência central ficavam na Rua Sete de Setembro, número 1109, onde hoje funciona uma agência. O nome Banrisul passou a ser oficial em 1971, substituindo a marca Bergs.
Além do subsolo, o banco ocupa hoje 16 dos 22 andares do edifício no Centro Histórico.
Leia sobre a história de edifícios e casarões de Porto Alegre
- Edifício Santa Cruz, o mais alto de Porto Alegre
- Sulacap: o maior e mais suntuoso edifício de Porto Alegre na década de 1940
- Edifício Frederico Mentz, na Praça XV
- O Edifício do Relógio na Praça da Alfândega
- A história do Edifício Mesbla em Porto Alegre
- Edifício Malakoff, o primeiro arranha-céu de Porto Alegre
- Solar Lopo Gonçalves, na Cidade Baixa
- Casa Rosada, o prédio mais antigo de Porto Alegre