A construção da Praça Otávio Rocha fez parte da modernização do Centro Histórico de Porto Alegre no final da década de 1920. A urbanização da área triangular ocorreu em terrenos desapropriados para melhorias viárias. A Rua 24 de Maio (atual Avenida Otávio Rocha) foi alargada até o entroncamento com a Avenida São Rafael (atual Avenida Alberto Bins) e a Rua Senhor dos Passos.
As obras na região foram iniciadas no governo do intendente Otávio Rocha, que apresentou, em relatório de 1925, o plano para melhorar a ligação da Praça XV de Novembro com os bairros Floresta, Moinhos de Vento, São João e outros da Zona Norte, via Avenida Cristóvão Colombo.
A Revista do Município publicou em 1930 a foto da nova praça pronta. Na legenda, informou que a população já a chamava de Otávio Rocha, lembrando do político falecido em 27 de fevereiro de 1928. Por decreto em 1932, para marcar os quatro anos da morte do antecessor, o prefeito Alberto Bins denominou a Avenida Otávio Rocha e a Praça Otávio Rocha.
Depois da conclusão das obras públicas, a região recebeu novos investimentos. A loja da Renner foi erguida, em 1932, na esquina da Avenida Otávio Rocha com a Rua Dr. Flores. No outro lado da rua, foi construído o Hotel Carraro.
Em 1939, o busto de Otávio Rocha, esculpido por André Arjonas, foi inaugurado na parte baixa da praça. Em 2011, área recebeu obras de restauração. A praça voltou a ficar degradada nos anos seguintes e chegou a ter o prédio do café lacrado por parede de tijolos.
No início de 2024, a praça está com obras de revitalização feitas pela empresa Infinita, que reabrirá o café.
Conheça a história de outras praças e parques de Porto Alegre:
- Nomes antigos da Praça da Alfândega
- Praça da Encol: nome oficial e a construtora falida
- Parque e Estádio Ramiro Souto, na Redenção
- Parque da Redenção: carreteiros, Guerra dos Farrapos, touradas, bandeiras nazistas e brique
- Como era o Parcão na inauguração, em 1972
- Como era o Parque Harmonia em 1982
- Praça Oswaldo Cruz, uma das menores de Porto Alegre
- Parque Marinha do Brasil na inauguração, em 1978
- Praça Parobé: um jardim ao lado do Mercado Público