O anúncio de que Eduardo Leite percorrerá o país como pré-candidato à Presidência da República, convocado por colegas tucanos nesta quinta-feira (11), mexeu com líderes importantes do PSDB. Entre eles, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Preocupado com um possível racha no partido, FHC fez questão de ligar para os personagens envolvidos na disputa interna.
Nesta quinta-feira, como informou GZH, um churrasco realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença de deputados do PSDB, deu início à mobilização que conta com Leite como alternativa tucana à Presidência.
— Aceitei essa missão de levar essa experiência nas boas conversas que teremos Brasil afora — resumiu Leite ao final do churrasco.
Horas após o evento, o governador do RS receberia uma ligação de São Paulo. Era o ex-presidente Fernando Henrique na linha. Queria falar sobre os rumos do partido e a construção de um caminho para 2022. Como se sabe, o atual governador de São Paulo, João Doria, está fardado para a disputa ao Palácio do Planalto.
No telefonema, conforme a coluna apurou, a principal preocupação de FHC foi no sentido de não gerar mais rupturas no ninho tucano. Ele insistiu para que o governador Eduardo Leite desse prioridade à construção de propostas, alinhadas com um projeto de unidade no PSDB. O que FHC teme é que a disputa interna entre Leite e Doria possa rachar ainda mais o PSDB, o que facilitaria o caminho para a reeleição de Jair Bolsonaro.
Cabe lembrar que na eleição de 2018, o então candidato Geraldo Alckmin não decolou nas pesquisas e o próprio Doria preferiu alinhar-se informalmente a Bolsonaro, na dobradinha "Bolsodoria".
Em São Paulo, quem acompanha os bastidores da política tucana também observa que FHC nunca foi muito simpático ao crescimento dos poderes de Doria na legenda, em especial por não ter confiança absoluta no neo-tucano. Contudo, o governador de SP tem se esforçado, nos bastidores, no sentido de ganhar a simpatia do ex-presidente, a fim de consolidar sua candidatura ao Planalto nem 2022.
Nos últimos dias, houve relatos de que Doria procurou FHC para colocar panos quentes na situação.
No caso de Leite, o ex-presidente já fez manifestações públicas elogiando sua gestão e personalidade.
— Pessoa competente, tem juízo, é um líder importante, um líder em crescimento — afirmou em março à Rádio Gaúcha.
Convém acompanhar cenas dos próximos capítulos.