Recebi neste domingo o vídeo do momento em que Sebastião Melo fora informado sobre sua eleição para prefeito de Porto Alegre e compartilho aqui. São muitos abraços, sorrisos, mas um detalhe que você verá a seguir.
Depois de 20 segundos de abraços, ele já "pressiona" a equipe:
- Vamos lá, vamos lá.
Quem conhece o deputado estadual pelo MDB e agora prefeito eleito de Porto Alegre reparou no comportamento, que é típico dele. Sem muita cerimônia, já queria começar a trabalhar. O "vamos lá" do vídeo é uma metáfora. Mas Melo, de fato, é um executor.
Poucos vereadores, no exercício da vereança, conheceram tão bem a cidade. Melo, enquanto vice-prefeito na gestão Fortunati, visitava as comunidades uma a uma, e não raramente era chamado pelo nome pelos moradores, que relatavam a ele seus dilemas e casos da vida cotidiana.
Certa vez, no distante ano de 2013, acompanhei pela Rádio Gaúcha uma situação dramática de uma comunidade pobre de Porto Alegre, que estava sem água há quase uma semana, num calor escaldante de 40 graus. Prefeito em exercício, Sebastião Melo decidiu ir até lá. Arrastou junto o então diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, e subiu na caixa d'água para tentar entender qual era o problema. Era véspera de Natal.
Ao chegar, foi chamado pelo nome pela líder comunitária, que também aparece na foto. Registrei a imagem, que pode ser vista aqui.
Eis uma das características mais importantes do novo prefeito. Ele é um conhecedor da cidade e um executor. Sabe sobre a Lomba do Pinheiro, o Timbaúva, o Jardim Marabá e o Moinhos de Vento. Por anos, dialogou com as comunidades e entendeu problemas da vida real dos porto-alegrenses. Obviamente, esta não foi a única razão de sua vitória nas urnas neste domingo. A aliança ampla, com uma série de partidos, também fez sua parte.
Mas, como destacou o colunista Daniel Scola em GZH, Melo tem um trunfo: saber de cor "a localização dos cantões de Porto Alegre, seus problemas e anseios." "A experiência de vice-prefeito e três mandatos como vereador possibilitaram que ele arregimentasse uma ampla rede de líderes comunitários atuantes".
Porto Alegre terá um prefeito conectado com a vida real dos cidadãos, isso é indiscutível. O desafio, agora, é trabalhar para que os problemas da Capital possam ser enfrentados com determinação — o que Melo, aliás, também tem de sobra.