Reeleito para mais quatro anos no comando da prefeitura de Esteio, Leonardo Pascoal (PP) trouxe uma excelente preocupação para a formação de seu secretariado. À coluna, contou que escolheria os integrantes de sua equipe atento às características profissionais, mas também com olhar para a equidade de gênero.
O prefeito foi reconduzido ao cargo com impressionantes 85,50% dos votos válidos.
No início da semana, a coluna apurou que a equipe seria metade-metade, ou seja, o mesmo número de secretários homens e secretárias mulheres. O prefeito, contudo, decidiu pela reestruturação das pastas do Executivo, buscando trazer mais eficiência para a máquina pública. Com isso, conseguiu reduzir a estrutura para 13 secretarias e órgãos.
Definida a estrutura, as mulheres passarão a ser maioria. "Serão 7 mulheres e seis homens", contou Leonardo Pascoal.
Nomes das integrantes mulheres já anunciadas:
Ana Boll - Secretária de Saúde
Carolina Weber - Procuradoria-Geral do Município
Tatiana Tanara - Secretária de Educação
Sheila Bütembender - Secretária Municipal de Urbanismo
Primeiro mandato
Em seu primeiro mandato, Leonardo Pascoal já havia construído uma equipe em que mulheres estavam à frente de áreas essenciais para o funcionamento do administração municipal, entre elas a Procuradoria-Geral do Município, com Carolina Weber Dias, e a Secretaria da Fazenda, com a secretária Roberta Patuzzi. À época, o prefeito afirmou à coluna que a liderança das mulheres era fruto de capacidade e competência.
— Esse dado não é fruto de cotas ou de outras medidas impositivas, mas sim do reconhecimento da competência e da capacidade de trabalho destas mulheres — destacou.
Conforme os números levantados pela prefeitura, em agosto do ano passado, os cargos de coordenação dispunham de 41 mulheres e 31 homens. Nas diretorias, eram 19 mulheres e 17 homens. Entre os secretários, 6 homens e 5 mulheres.