O avanço da presença de mulheres em cargos de coordenação chegou também às prefeituras gaúchas. No município de Esteio, na Região Metropolitana, mais da metade dos postos de direção e chefia do Executivo são ocupados por lideranças femininas.
O prefeito Leonardo Pascoal, do Progressistas, ficou satisfeito ao verificar os números da gestão. Ele destacou à coluna que as mulheres estão à frente de duas áreas essenciais para o funcionamento do administração municipal: a Procuradoria-Geral do Município, com Carolina Weber Dias, e a Secretaria da Fazenda, com a secretária Roberta Patuzzi. Ele diz que a liderança das mulheres é fruto de capacidade e competência.
— Esse dado não é fruto de cotas ou de outras medidas impositivas, mas sim do reconhecimento da competência e da capacidade de trabalho destas mulheres — destacou.
Conforme os números levantados pela prefeitura, em cargos de coordenação são 41 mulheres e 31 homens. Nas diretorias, são 19 mulheres e 17 homens. Entre os secretários, o são 6 homens e 5 mulheres.