Esteio se tornou o primeiro município a aderir formalmente à Parceria Público-Privada (PPP) da CORSAN. E o fizemos não por uma opção ideológica ou por alguma orientação político-partidária, mas sim pela convicção de que é necessário buscar alternativas inovadoras para enfrentarmos problemas crônicos em nosso Estado.
Na área do saneamento temos, pois, com esta PPP, uma oportunidade histórica.
O Rio Grande do Sul apresenta carências em diversas áreas, especialmente aquelas relacionadas à infraestrutura. Por vezes, contudo, o pensamento retrógrado de algumas lideranças e o comportamento belicoso de diversos grupos políticos provocaram atrasos significativos no nosso desenvolvimento.
Com isso, diversos estados que outrora nos viam como exemplo a ser seguido, já nos passaram léguas e léguas em grande parte dos itens que afetam a qualidade de vida das pessoas. E é justamente essa busca que deve ser o norte da ação de qualquer agente público.
Na área do saneamento temos, pois, com esta PPP, uma oportunidade histórica: saltar dos atuais 30% para 87,3% o percentual de pessoas com esgoto coletado e tratado na Região Metropolitana. Isso tudo em apenas 11 anos, através de um investimento privado de R$ 1,85 bilhão. Sem a PPP levaríamos muitas décadas para isso.
Mais do que números, essa parceria representa avanços na vida de milhões de pessoas, com a despoluição dos principais rios da nossa região, a redução dos casos de doenças relacionadas à falta de esgotamento sanitário e a geração de milhares de empregos neste grande empreendimento. Além disso, irá permitir que a CORSAN direcione seus recursos para atender melhor as pequenas cidades gauchas.
Transtornos surgirão em uma obra deste porte, e vozes oportunistas se unirão para bradar contra as decisões tomadas pelos líderes políticos que agiram com visão de Estado. É preciso, contudo, ter a serenidade de que a história sempre se encarrega de fazer justiça com aqueles que tiveram a coragem de trilhar caminhos árduos, porém nobres, na certeza de que irão deixar um legado transformador para a sociedade.