As escolas da rede municipal de Porto Alegre vão abrir as portas ainda neste mês. Talvez não para os alunos, mas, no mínimo, para professores e funcionários, afirma o prefeito Nelson Marchezan.
A prefeitura vai apresentar nesta segunda-feira (14) à tarde uma proposta de calendário para o retorno das atividades presenciais, começando pela Educação Infantil e pelo ensino profissionalizante.
Mas, segundo o prefeito, os professores devem retornar antes para trabalhar no planejamento das aulas e discutir os protocolos. Os funcionários de limpeza e alimentação também devem se apresentar ainda em setembro.
Assim como fez na abertura de shoppings e restaurantes, o prefeito diz que quer abrir um canal de diálogo com a comunidade escolar e assim construir os protocolos e calendário para voltar a receber os alunos.
O tema da volta às aulas vem sendo tratado por grupo ligado ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. A ideia da prefeitura e apresentar o modelo de medidas para retomada e depois haverá uma semana inteira de reuniões com representantes de diferentes setores para chegar a um consenso. A primeira reunião ocorrerá nesta terça-feira (15), às 15h, com o setor de educação infantil.