Os protocolos para a retomada das aulas em Porto Alegre estão em elaboração pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Capital. A informação foi divulgada pelo prefeito Nelson Marchezan, nesta quarta-feira (9), durante reunião online com lideranças empresariais. As normas devem ser detalhadas ao setor da educação até sexta-feira (11), quando poderá ser divulgado um calendário para o retorno das atividades.
De acordo com Marchezan, assim como estipulado pelo governo do Estado, a proposta é começar pela Educação Infantil.
— Devo receber ainda hoje (quarta) as sugestões das secretárias municipais da Educação e da Saúde. Vamos trabalhar nos protocolos e devemos anunciar até o final desta semana — detalha.
Segundo o prefeito, mesmo com a elaboração de um documento único por parte da prefeitura, as escolas poderão apresentar sugestões e melhorias:
— O que não podemos é deixar com que cada uma faça o seu protocolo, pois estamos falando em centenas de escolas de educação infantil.
O presidente do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), Bruno Eizerik, que participou da reunião, diz que a entidade aguardará o documento para avaliar as medidas:
— Mas esperamos que não contenham mais exigências do que o pedido pelo protocolo do Estado, pois as escolas já estão organizadas para cumprir as normas estaduais.
Durante o encontro, Marchezan afirmou que dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indicam que a liberação das atividades na Capital não deve ter retrocesso.
— Hoje, nossa previsão é essa. Mas isso ainda depende de como vai evoluir a situação da pandemia nos próximos dias — ressaltou.