Conhecida por levar a “terapia do riso” para hospitais gaúchos, a ONG Doutorzinhos tem a máxima de respeitar o poder do não, ou seja, os membros da organização sempre perguntam aos pacientes se podem realizar as atividades: “Toc, toc! Posso entrar?”. As histórias dos voluntários viraram livro e o título não podia ser diferente, é o tradicional questionamento.
Depois de uma seção de autógrafos coletiva na Feira do Livro de Porto Alegre, a obra está disponível para compra virtualmente. Mais informações podem ser consultadas no Instagram da ONG: @doutorzinhos.
— O poder do não é tão importante ou até mais importante do que o sim, porque quando a batemos na porta, questionamos e o paciente responde não, é o único não dele que é aceito. Porque ele não pode dizer não para medicamento ou exames — diz a voluntária Kelly Streb, mais conhecida como Dra. Keka Funé.
O livro Toc Toc! Posso entrar? foi escrito por 35 voluntários e apresenta relatos e de histórias vividas pelos doutorzinhos, a partir de diferentes perspectivas do trabalho realizado. A ONG, que foi fundada em 2006, oferece a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde um momento de descontração em meio aos tratamentos.
Além da escrita colaborativa, todo o processo de produção da obra foi realizado de maneira voluntária. Quem trabalha com design fora da ONG participou da diagramação e os que são advogados, encaminharam questões legais, por exemplo.
A voluntária Kelly conta que a história que escreveu para o livro aconteceu em um plantão no qual estava sozinha, algo que não é comum — normalmente, são pelo menos dois doutores. A passagem é ambientada no Centro de Terapia Intensivo (CTI):
— Eu vivenciei uma perda. As enfermeiras estavam no balcão, e perguntei se eu podia cantar uma musiquinha para o pessoal que estava ali (no CTI), porque eles estão em estado paliativo. É a história que contei no livro, se chama Éramos Eu, Ele e a Nossa Canção. Espero que as pessoas consigam entrar um pouco nesse nosso mundo de vivência hospitalar, que vai de zero a 100 muito rapidamente.
Serviço
- O que? Livro Toc Toc! Posso entrar?, da ONG Doutorzinhos
- Onde comprar? pelo link
- Quanto? R$ 65,00
*Produção: Maria Clara Centeno