Depois de desbravar o litoral lagunar do Rio Grande do Sul em abril, na estreia do projeto Expedição Cozinha na Natureza, os chefs Rodrigo Bellora e Ricardo Dornelles - dois expoentes da nova geração de cozinheiros gaúchos - se preparam para pegar a estrada outra vez, agora em direção ao Pampa.
No próximo dia 20 de outubro, eles embarcam em uma jornada cultural para percorrer as coxilhas e os campos pastoris do Estado, passando por localidades em Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Alegrete e Uruguaiana.
Na viagem, eles serão recebidos por fazendeiros, donos de vinícolas, proprietários de agroindústrias e pequenos produtores para conhecer e aprender diferentes maneiras de produzir, conservar, plantar e colher ingredientes da região.
Conhecidos pela criatividade à mesa, Dornelles e Bellora vão explorar itens como os azeites de oliva da Campanha e outras iguarias da região, incluindo a ambrosia e o butiá, sem deixar de lado as carnes de cordeiro e de gado, velhas conhecidas pelo público.
A expedição será recepcionada pelo casal Paulo Ceratti e Mariana Rosa, idealizadores da Canto Queijaria, entre outros anfitriões como a designer Lu Bulcão e o coordenador de agronegócios do Sebrae-RS Angelo Aguinaga.
Para ver e provar
Os insumos garimpados e mapeados durante a viagem serão apresentados e servidos no Jantar Cultural, marcado para o próximo dia 25, uma sexta-feira, às 20h, no Instituto Ling.
Será um menu em etapas, harmonizado, que utilizará as técnicas e os ingredientes frescos coletados durante a expedição. Para o preparo especial, Bellora e Dornelles ainda terão acompanhamento de outros três chefs convidados, que finalizarão o menu a dez mãos: Jorge Curi, Julia Fraguas e Fabrício Goulart. É um timaço.
O objetivo do projeto vai além da descoberta e da valorização da cultura do Pampa. A ideia é dar destaque aos ingredientes e à culinária local, fortalecendo a identidade, ampliando a renda e a visibilidade dos produtores e inspirando pratos novos, além de promover uma experiência única aos participantes do jantar, que vão descobrir, em primeira mão, os sabores encontrados.
Os ingressos para o jantar já estão à venda no site institutoling.org.br, com preços a partir de R$ 360.
Além do jantar, ao final da expedição, haverá um registro documental com o resultado das pesquisas e vivências dos chefs. No Instagram @cozinha.natureza, há detalhes sobre a primeira viagem, que ganhou o título de Mar de Dentro.
Por lá, também será possível acompanhar em tempo real a jornada pelo Pampa a partir do dia 20. Na expedição, além dos chefs, estarão presentes a jornalista Bete Duarte, a assessora de comunicação e sommelière Larissa Verdi, a equipe de fotografia e vídeo comandada por Douglas Minuzzo, além de Ana Fagundes, que assina a produção da expedição e do jantar.