Dois nomes da nova — e estrelada — geração de chefs gaúchos darão início, em abril, a uma série de viagens pelo Rio Grande do Sul para mapear ingredientes para novos menus. Rodrigo Bellora, autor do conceito de “cozinha de natureza”, e Ricardo Dornelles, jovem promessa da gastronomia, farão sua primeira incursão na Costa Doce. A região do Extremo Sul abrange 20 municípios, banhados pela laguna dos Patos, o Guaíba e as lagoas Mirim e Mangueira.
O resultado da excursão — documentado em vídeo e fotos — poderá ser conferido e saboreado em um jantar cultural inédito no Instituto Ling, em Porto Alegre, em 26 de abril, a partir das 20h.
Intitulado "Expedição Mar de Dentro", o menu harmonizado em cinco etapas será preparado pela dupla, com a ajuda de três convidados especiais — os nomes ainda são uma surpresa.
Entre os ingredientes do cardápio, três já estão definidos: o famoso cordeiro salineiro, criado nas pastagens salgadas do litoral gaúcho, o feijão-sopinha, grão que vem ajudando na recuperação do solo na região, e a jeropiga. Trata-se de uma bebida típica de Rio Grande (onde inclusive é patrimônio cultural), produzida a partir de uma tradição portuguesa de misturar aguardente ao mosto de uva.
Os ingressos para a experiência começam a ser vendidos nesta terça-feira (19) no site institutoling.org.br, com preços de R$ 350 no primeiro lote e R$ 390 no segundo.