No próximo sábado (23), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), tesouro da cultura gaúcha, inaugura uma nova exposição para celebrar suas sete décadas de história - como sempre, de graça.
A convite do diretor e curador Francisco Dalcol, acompanhei os bastidores da montagem na tarde calorenta da última quinta-feira. São mais de 200 obras na primeira etapa do projeto, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações.
O trabalho lembra um grande quebra-cabeças. A partir de plantas projetadas no computador, a equipe vai posicionando cada uma das peças nos salões. E que peças!
A mostra Margs 70 - Percursos de um Acervo é resultado de um mergulho no universo de mais de 5,8 mil obras da instituição, a começar pela primeira delas, a nº 1 do museu, do pelotense Leopoldo Gotuzzo. Adquirida em 1954, a tela Almofada Amarela, de 1923, está entre as selecionadas.
— São obras do século 19 até os dias atuais, em um recorte bem plural. É uma oportunidade para que as pessoas possam rever ou mesmo conhecer este acervo incrível. A partir de maio, vamos ampliar a exibição para o segundo andar, chegando a 400, 500 obras. É a maior exposição que já montei aqui — diz Dalcol.
A abertura oficial será às 10h30min de sábado (23), em evento gratuito e aberto ao público. O aniversário do Margs, ligado à Secretaria de Estado da Cultura, é em julho, e a mostra fica em cartaz até agosto. Não deixe de prestigiar. Não custa nada.