Um dos espaços culturais mais tradicionais do Rio Grande do Sul, erguido em frente aos jacarandás da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, vive um momento especial. Em 2024, o Museu de Arte do Estado (Margs) completa 70 anos.
O aniversário é só em julho, mas as comemorações já começaram. Tem muita coisa legal prevista para os próximos meses, tudo com entrada franca, de portas abertas a qualquer pessoa, e o melhor: com o prédio totalmente revitalizado após três anos em obras.
— Estamos muito felizes. Desde 2023, decidimos apostar em um conjunto de ações para marcar a data. A ideia é falar sobre como chegamos às sete décadas e, ao mesmo tempo, olhar para frente — diz Francisco Dalcol, diretor e curador da instituição, ligada à Secretaria Estadual da Cultura.
A lista de novidades tem algumas parcerias inéditas. Uma delas unirá o Margs e a Fundação Iberê, outra potência do universo das artes na Capital, em duas exposições. Primeiro, as duas entidades farão uma mostra conjunta sobre a obra de Carlos Vergara.
Depois, haverá uma nova parceria para revelar detalhes da relação de Iberê Camargo com o museu. Ele participou da primeira exposição no local, em 1955, e sempre manteve relação próxima à instituição.
Outra surpresa no horizonte: em março, o espaço vai inaugurar a mostra Histórias de um acervo. Será uma ampla e extensa exibição de obras do Margs. Muita gente nem imagina, mas o edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981 guarda uma coleção de mais de 5,7 mil itens, do século 19 à atualidade. Tudo público.
Depois, vem a 14ª Bienal do Mercosul. A partir de agosto, o museu será, mais uma vez, um dos espaços expositivos do evento de arte contemporânea. Ele recebe a Bienal desde a primeira edição, em 1997.
Para finalizar o ano do septuagenário, o Margs vai “visitar” o Farol Santander - e vice-versa. Em dezembro, as duas instituições irão apresentar um encontro de acervos. Anote aí para não esquecer: vale muito prestigiar a programação.
Outras novidades
Além das exposições, há uma série de outras entregas previstas até a data do aniversário, em 27 de julho de 2024. Uma delas, segundo Dalcol, será o lançamento de um novo site, no qual os dois acervos digitalizados (de obras e de documentos) serão unidos em um só ambiente virtual. O ano também será marcado pelo lançamento de uma série de publicações.