A arte é generosa - e imprescindível, especialmente em tempos de crise. Os artistas precisam de suporte na tragédia climática, mas também têm doado seu tempo e seu talento para ajudar quem está na pior. É o caso de Ricardo Pirecco.
Ilustrador e designer gráfico com quase 20 anos de carreira em Porto Alegre, Pirecco decidiu pôr à venda, nas redes sociais, uma obra com significado especial, chamada "Abraço" - não por acaso, uma mensagem de acolhimento. Objetivo: doar 100% da renda para auxiliar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Com a parceria do ateliê Versus, encarregado das impressões, o autor esperava encontrar compradores para 30 gravuras, a R$ 100 cada. Graças a uma grande rede de apoio, o resultado surpreendeu.
— Em uma hora, as 30 cópias estavam vendidas. No fim, chegamos a 250 (o equivalente a R$ 25 mil) e vamos além — diz o artista, que repassa os valores a organizações e pessoas na linha de frente da catástrofe.
Para seguir ajudando, Pirecco prepara, agora, pelo menos dois leilões beneficentes, com outras obras selecionadas de seu acervo. Para acompanhar os detalhes, siga @ricardo_pirecco no Instagram.