Divulgada aqui no último domingo (19), a ação do artista Eduardo Kobra para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul arrecadou mais de R$ 1,5 milhão em cinco dias. Kobra pintou e leiloou a obra "Resiliência" e pôs à venda 500 cópias da peça.
A soma registrada até agora inclui doações por pix, vendas das réplicas e o leilão da pintura, arrematada pelo casal gaúcho Pedro Bartelle, acionista e CEO da Vulcabras (leia-se Olympikus, Mizuno e Under Armour), e Claudia Bartelle, escritora e influenciadora digital.
O valor será convertido na compra de mais de 15 mil cestas básicas a preço de custo, em parceria com a empresa de produtos alimentícios Camil, que também fez uma doação extra em dinheiro e ajudará na logística de transporte.
As 130 toneladas de alimentos serão enviadas em seis carretas para as unidades da Defesa Civil e Assistência Social do Estado, que vão destinar as doações para regiões e instituições locais – entre elas, o Instituto Cultural Floresta.
Kobra é um dos nomes mais celebrados no mundo do grafite, com desenhos gigantes e multicoloridos espalhados pelas principais metrópoles do mundo.
Há anos, ele tem ligações com os gaúchos, devido a uma série de painéis que já pintou por aqui - entre eles, os retratos de Paixão Côrtes, no 4º Distrito de Porto Alegre, e de Mario Quintana, no Colégio Farroupilha, também na Capital, dois trabalhos icônicos.
Comovido pela catástrofe climática, ele decidiu aderir às campanhas de apoio ao Estado. "Sou muito ligado ao Rio Grande do Sul, pelas tantas vezes em que lá estive, por tantas obras que lá fiz e por tantos amigos que tenho lá", explicou o muralista, em uma postagem nas redes sociais, contando ter ficado "profundamente triste e comovido pela tragédia que acomete essa região do Brasil".
Para ajudar
Se você quiser adquirir uma cópia da obra (ainda há várias disponíveis), basta acessar este link e escolher a opção "Loja Online - Obra Resiliência".
Para marcar a reconstrução do 4º Distrito
A incorporadora e construtora gaúcha ABF Developments adquiriu uma das réplicas, que planeja exibir no 4D Complex House, como símbolo da resiliência e reconstrução do 4º Distrito. O local já conta com uma obra de Kobra.