São Francisco de Paula ganhou uma vodka local, criada a partir da batata cultivada e colhida na região. A ideia foi do empresário Diego Auler e de seus irmãos, Alã e Márcio Auler.
À frente da MDA Alimentos, eles plantam o tubérculo há décadas e vendem batatinhas chips (as "Deutschips"). Até então, o amido residual virava ração para animais, mas Diego teve a ideia de usá-lo para tentar fazer a bebida destilada:
— Deu certo! Conseguimos um resultado de altíssima qualidade.
Batizada de "Ich bin" (algo como “Eu sou”, em alemão) a criação deve ser lançada no mercado ainda neste semestre.
Se você ficou curioso(a) para provar a vodka criada nos Campos de Cima da Serra, anota aí na agenda: a bebida será apresentada ao público no 5º Festival Gastronômico da Batata, de 12 a 14 de abril, em São Chico. Detalhe: com direito a degustação.
Nesta edição do evento, o chef italiano Fabrizio Abbate, que comanda o restaurante Don Fabrizio em Arraial d’Juda, na Bahia, será o embaixador da festa. Ao todo, oito restaurantes locais apresentarão suas receitas com a batata como estrela principal. A entrada é franca, e os tickets para alimentação variam entre R$ 25 e R$ 40.
Para quem não sabe, São Francisco de Paula é um dos maiores produtores do tubérculo no Brasil, com 3,9 mil hectares de lavoura, produzindo 148 mil toneladas por ano.